Tela Para Amarração de Alvenaria



Tela para Alvenaria

As telas de reforço são usadas para evitar fissuras em paredes de alvenaria. Elas podem ser aplicadas em duas situações: na ligação entre a alvenaria e os pilares e na amarração de duas paredes de alvenaria.

O objetivo é criar uma ligação que impeça o descolamento das paredes e, ao mesmo tempo, reduza as tensões na argamassa de assentamento. A colocação das telas deve seguir a orientação do projeto de alvenaria de vedação e obedecer alguns cuidados para garantia da amarração.

As telas têm como padrão 50 cm de comprimento e suas larguras variam de acordo com a largura dos blocos utilizados. Para um bloco de 9 cm de largura, por exemplo, recomendam-se telas de 7,5 cm de largura.

Veja abaixo um exemplo de como se calcular a quantidade de telas de amarração necessária em um projeto com três encontros alvenaria-estrutura/alvenariaalvenaria e com blocos de concreto de dimensões 9 cm x 19 cm x 39 cm:





1- Primeiro, descubra quantas serão as fiadas de cada parede. Para isso, divida a altura da parede pela altura dos blocos utilizados. No exemplo, o pé-direito é de 3 m.

Quantidade de fiadas = pé-direito/ altura do bloco
Quantidade de fiadas = 300 cm/20 cm
Quantidade de fiadas = 15

Atenção: sempre adicione à altura do bloco 1 cm relativo à espessura da argamassa de assentamento. Assim, um bloco com 19 cm de altura ficará com 20 cm.


2- Uma tela pode ser aplicada em intervalos de uma, duas ou três fiadas. Neste exemplo, vamos imaginar uma tela sendo aplicada a cada duas fiadas. Sabendo que a parede tem 15 fiadas, faça a regra de três para descobrir a quantidade de telas necessárias em cada encontro:

2 fiadas ........ 1 tela
15 fiadas ...... n telas
n = 7,5 telas por encontro

Atenção: neste caso teremos um total de sete telas cobrindo 14 fiadas. O melhor, neste caso, é deixar a última sem nenhuma tela. As demais ligações asseguram o reforço do encontro.


3- Uma vez que temos a quantidade de telas necessária para um encontro, basta multiplicar esse valor pelo total de encontros previsto no projeto: Total de telas = quantidade de telas por encontro x total de encontros
Total de telas = 7 x 3
Total de telas = 21

Assim, neste exemplo, serão necessárias 21 telas de amarração de alvenaria.

Imagens: Equipe de Obra Pini

Fonte: Equipe de Obra Pini


Para mais informações sobre o assunto consulte nossos produtos: Tela Soldada Para Reforço De Argamassa e Tela Soldada Para Amarração de Alvenaria